Morre Marcelo Miranda aos 87 anos, ex-governador de MS
Marcelo Miranda, ex-governador de MS e ex-prefeito de Campo Grande Alems O ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda morreu aos 87 anos, nesta terça-...
Marcelo Miranda, ex-governador de MS e ex-prefeito de Campo Grande Alems O ex-governador de Mato Grosso do Sul Marcelo Miranda morreu aos 87 anos, nesta terça-feira (23), em Campo Grande. Ele foi o segundo governador da história do estado. A morte foi confirmada pela família do ex-governador. Marcelo Miranda estava internado há cerca de 20 dias em um hospital particular de Campo Grande, com quadro de pneumonia. Ele tinha histórico de problemas cardíacos e renais e evoluiu para falência múltipla dos órgãos, segundo o relato. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Agora no g1 O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), decretou luto oficial de três dias. O decreto foi publicado em sessão extra do Diário Oficial do Estado (DOE). O texto destaca a trajetória política de Marcelo Miranda. Veja parte da trajetória política: Prefeito de Campo Grande (1977 a 1979) Governador de Mato Grosso do Sul por nomeação (1979 a 1980) Senador da República (1983 a 1987) Governador de Mato Grosso do Sul eleito pelo voto direto (1987 a 1991) Marcelo Miranda Soares nasceu em 1º de dezembro de 1938, em Uberaba. Formou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Uberaba e também realizou especialização em Administração Municipal. Além da atuação como engenheiro, destacou-se como pecuarista e administrador público. Marcelo Miranda foi 2º governador de MS A trajetória de Marcelo Miranda em Mato Grosso do Sul começou ainda antes da criação do estado. Como engenheiro, participou de importantes obras de infraestrutura, entre elas a construção da barragem de Jupiá, localizada entre Três Lagoas e Castilho. Posteriormente, atuou no Departamento de Estradas de Rodagem, contribuindo para a implantação de um amplo programa que resultou na abertura de cerca de 4.500 quilômetros de estradas vicinais, fundamentais para o desenvolvimento regional. Na vida pública, Marcelo Miranda exerceu cargos de destaque. Foi prefeito de Campo Grande entre 1977 e 1978. Com a criação de Mato Grosso do Sul, tornou-se governador do estado entre 1979 e 1980, sendo um dos responsáveis pela estruturação administrativa da nova unidade federativa. Durante a gestão, promoveu a implantação de uma linha de transmissão de energia elétrica de aproximadamente 400 quilômetros entre Campo Grande e Corumbá, incentivou a criação de 15 municípios em curto espaço de tempo e investiu na pavimentação de rodovias estratégicas, muitas das quais posteriormente foram federalizadas. Entre 1983 e 1987, representou Mato Grosso do Sul no Senado Federal como senador da República. Ao longo da carreira, também ocupou o cargo de superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).