Black Friday: 3 dicas para não cair na 'Black Fraude', segundo o Procon
Black friday em MS Na sexta-feira (28), a Black Friday deve movimentar o comércio em todo o país. A data é uma das maiores campanhas de promoções do ano. P...
Black friday em MS Na sexta-feira (28), a Black Friday deve movimentar o comércio em todo o país. A data é uma das maiores campanhas de promoções do ano. Para aproveitar as ofertas com segurança, o consumidor precisa ficar atento a possíveis fraudes. O Procon Municipal de Campo Grande divulgou orientações para quem pretende fazer compras seguras durante a Black Friday: ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp Pesquisa prévia: O consumidor deve usar ferramentas de comparação e acompanhar os preços dos produtos dias antes da Black Friday. Direito de arrependimento: Em compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor tem até sete dias para desistir sem precisar justificar. O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. É essencial exigir e guardar a nota fiscal, documento que garante os direitos em caso de troca ou defeito. Trocas e defeitos: O lojista não é obrigado a trocar produtos sem defeito, salvo se houver política de troca definida. Para itens com defeito, o prazo legal é de 30 dias em bens não duráveis e 90 dias em bens duráveis. Como comprar online com segurança Antes de pagar por um produto na internet, confira se o site oferece métodos de pagamento protegidos e siga estas recomendações: Crie senhas fortes e exclusivas para cada serviço. Use cartão virtual sempre que o seu banco disponibilizar essa opção. Verifique os dados da loja, incluindo razão social, CNPJ, endereço físico e eletrônico. Faça prints de todas as informações da compra, como anúncios, preços, condições e dados do vendedor. Esses cuidados ajudam a comprovar eventuais irregularidades e facilitam a abertura de reclamações no Procon ou plataformas oficiais. Trocas: o que diz o Código de Defesa do Consumidor O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a loja não é obrigada a fazer trocas quando o produto não apresenta defeito, mesmo que o motivo seja cor, tamanho ou preferência. Se o estabelecimento oferecer troca voluntária, precisa deixar claro: O prazo para solicitar a troca; As condições exigidas, como etiqueta intacta, nota fiscal e embalagem original. Fique atento a essas informações no momento da compra. Direito de Arrependimento: quando é possível cancelar uma compra online Em compras realizadas pela internet, telefone ou qualquer meio à distância, o consumidor tem direito ao arrependimento em até 7 dias a partir: da assinatura do contrato do recebimento do produto. Nesses casos, o cliente pode cancelar a compra sem justificar o motivo e deve receber o reembolso total, incluindo o valor do frete. Canal para denúncias Consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem acionar o canal 156 (opção 6) ou procurar a sede do Procon de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, 3128. Centro de Campo Grande permanece cheio para as compras de fim de ano Divulgação Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: